Cinco etapas essenciais para a mudança mais fácil de todas

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Sonhando com uma mudança tranquila? Veja como fazer isso acontecer.

Mudar-se é notoriamente uma das coisas mais estressantes que você pode fazer. Além de dar muito trabalho e uma grande despesa financeira, você também lida com o peso de deixar uma casa para trás e começar do zero em outra. É um peso na sua agenda, no seu bolso e nas suas emoções.

Quer você esteja se mudando para um novo emprego, morando com um parceiro (ou se separando de um após um término de relacionamento), ou simplesmente precise de uma mudança de ares, aproveite a oportunidade para apreciar (se não saborear) o evento memorável — e não se deixe levar pelo medo, estresse e arrependimento durante todo o processo. Se você busca realizar a mudança mais tranquila e menos dolorosa de todos os tempos, siga estes cinco passos essenciais, conforme descritos por especialistas no ramo de mudanças.

1. Comece a planejar o mais cedo possível

Muito antes de colocar qualquer objeto em uma caixa de papelão, você precisa planejar sua mudança. E estou falando sério — todos os aspectos. Isso envolve mais envolvimento do que você imagina, então comece cedo e reserve um tempo. Shanaiqua D’Sa, líder de marketing de conteúdo da Attic Self Storage , observa que planejar com antecedência é “sem dúvida o primeiro e mais importante passo”. Isso deve incluir orçamento, comparar empresas de mudança, considerar se você precisa de um depósito para guardar seus pertences temporariamente, adquirir materiais de embalagem e muito mais.

Defina um orçamento

O orçamento deve ser seu foco principal. Isso pode incluir: aluguel de caminhão ou empresa de mudanças, seguro, combustível, custos de mão de obra, materiais de embalagem, pagamentos de aluguel ou hipoteca em atraso, um depósito, transferências de serviços públicos, taxas de limpeza, reparos (no imóvel antigo ou novo) e pagamento de alimentação e/ou abrigo durante a mudança. Os custos de todos esses fatores variam de acordo com suas necessidades, portanto, dedique um tempo para esboçar diferentes cenários.

Depois de definir o orçamento, aumente-o em 10% a 15%, de acordo com Rob Rimeris, proprietário da EverSafe Moving Co. “Abra espaço para o imprevisível”, diz ele. “Vemos muitas pessoas planejando o transporte e a mão de obra, mas esquecendo os custos que se acumulam.”

Seja realista e evitará surpresas. Nick Friedman, cofundador da College HUNKS Hauling Junk and Moving , aconselha: “Quanto mais mão de obra você precisar, maior será o custo total. Para mudanças locais, muitas empresas oferecem preços fixos com base no tempo e na mão de obra, mas é importante garantir que esses orçamentos correspondam às suas necessidades reais. Optar por muitos serviços pode levar a pagar a mais, enquanto poucos podem deixá-lo com dificuldades no dia da mudança.”

Comece definindo o que você mesmo fará, se houver algo, e o que terceirizará. Empresas de mudança podem ajudar com tudo, desde a embalagem até a desmontagem dos móveis, mas cada tarefa provavelmente tem custos adicionais. Defina o que você quer antes de ligar para as empresas para evitar ser enganado por algo com o qual você realmente não precisa de ajuda.

Encontre os carregadores certos

Isso me leva ao seu próximo passo, que é pesquisar empresas de mudanças. Marshall Aikman, proprietário da Amazing Moves Moving and Storage , aconselha priorizar confiabilidade e reputação tanto quanto o preço: “Preste atenção ao tempo de atuação da empresa, pois experiência sólida geralmente significa operações mais tranquilas.”

Ligue para vários lugares e seja direto sobre tudo, desde o escopo da sua mudança até quaisquer considerações especiais, como móveis excepcionalmente pesados, corredores apertados ou muitas escadas. Obtenha vários orçamentos e anote tudo por escrito. Peça orçamentos detalhados para descobrir se gás, escadas, envelopamento de móveis, desmontagem e remontagem de móveis, entre outros, aumentarão seus custos. Depois de reduzir sua lista de possibilidades, peça comprovante de licença e seguro, aconselha Friedman. Se uma empresa não for direta ao responder às suas perguntas e fornecer a documentação, risque-a da sua lista. Matt Graber, coproprietário da Cool Hand Movers , também alerta para não se deixar “atrair por preços baixos”. Qualquer orçamento que pareça “bom demais para ser verdade” quase certamente é. Evite empresas com depósitos iniciais excessivos — geralmente acima de 25% do custo total — e leia muitas avaliações de clientes antes de assinar qualquer contrato.

2. Organize antes de se mudar (ou embalar)

Vários profissionais com quem conversei fizeram o mesmo comentário, e vale a pena repetir aqui: Organize antes da mudança para não desperdiçar dinheiro movendo coisas que você não precisa ou não quer manter. ( Aqui está uma análise mais detalhada de como e por que organizar antes de uma mudança ) Em geral, você deve começar esse processo algumas semanas antes da mudança. Pelo menos três semanas garantem que você tenha tempo suficiente para pensar no que realmente precisa manter e para doar ou vender o que não precisa. Se algo estiver quebrado ou raramente usado, considere deixá-lo para trás ao entrar em uma nova fase da sua vida. Algumas semanas lhe darão tempo para realmente listar e vender coisas para ganhar dinheiro para a mudança, mas estabeleça um prazo para quando você doará o restante – você não quer lixo espalhado quando os carregadores chegarem.

Isso pode acarretar despesas adicionais. D’Sa ressalta que, se você estiver reduzindo significativamente o tamanho da sua casa, talvez precise investir em uma caçamba pequena para tudo o que precisa jogar fora. Mesmo assim, vale a pena: todos os meus especialistas concordam que a organização é a maneira mais eficaz de economizar dinheiro e se preparar psicologicamente para a mudança. Você também terá uma vantagem inicial na hora de fazer as malas simplesmente por ter uma visão mais clara de tudo o que possui.

3. Faça as malas como um profissional, mesmo que você não possa pagar por isso

Assim como o planejamento e a organização, a arrumação começa semanas antes da mudança. Sei que isso nem sempre é possível, mas tente começar o mais cedo possível. Esperar alguns dias antes — ou pior, até o dia em que a empresa de mudanças chegar — pode levar ao caos. Empresas de mudança podem ajudar você a arrumar as malas, mas isso costuma ser caro. Evan Hock, cofundador da MakeMyMove , alerta: “A arrumação sempre leva mais tempo do que o esperado, então comece cedo, especialmente com itens sazonais ou pertences que você não usa diariamente.”

Embora você provavelmente consiga algumas caixas grátis em lojas locais, é uma boa ideia simplesmente comprá-las (geralmente você encontra os melhores preços em grandes lojas de materiais de construção). Rimeris sugere comprar fita adesiva de alta qualidade, “marcadores que você realmente consegue ler” e caixas resistentes, que “valem cada centavo”. Mindy Godding, presidente da Associação Nacional de Profissionais de Produtividade e Organização (National Association of Productivity and Organizing Professionals) , aconselha comprar todas as suas caixas para que tenham formatos e tamanhos semelhantes e sejam mais fáceis de embalar. Você pode reduzir seus custos com materiais de proteção, diz Godding, observando que o papel de embrulho funciona tão bem quanto o plástico-bolha ou encartes pré-fabricados quando se trata de proteger seus itens frágeis.

Alugar caixas pode economizar algum esforço, a um custo

Se não quiser comprar caixas, considere alugar caixas plásticas reutilizáveis. Diversas empresas, tanto locais quanto nacionais, entregam essas caixas antes da mudança e as retiram quando você terminar. Elas são mais resistentes do que caixas de papelão, empilháveis, uniformes e retornáveis, facilitando a embalagem. Uhaul , RentalCrates.com e Perfect Crates oferecem esse serviço, então compare os preços de acordo com suas necessidades.

Seja criativo

Godding sugere colocar copos plásticos ao redor de itens delicados, como estatuetas, e etiquetar claramente todas as caixas com algo quebrável dentro. Shannon Beller, CEO e cofundadora da Wall-Russ , acrescenta que você pode usar materiais domésticos como toalhas e lençóis para proteger itens delicados enquanto faz as malas, e Tiam Behdarvandan, fundador da Let’s Get Moving , sugere colocar itens mais pesados, como livros, em malas com rodinhas, já que as rodinhas facilitam o transporte.

As fotos são suas amigas durante esse processo. Tire fotos das suas caixas enquanto as embala para saber o que há em cada uma delas caso precise de algo em uma emergência. Tire fotos também de coisas como a configuração dos cabos atrás da TV, para facilitar a remontagem.

Beller e Charles Chica, coproprietários da CT Best Movers , recomendam manter suas roupas nos cabides e jogar um saco de lixo sobre elas. Ao chegar à casa nova, faça um furo no saco, passe os cabides por ele, coloque-os no varão e corte o saco. ( Aqui estão mais dicas sobre como embalar de forma que seja mais fácil desempacotar . )

Tenha um sistema

Embale cômodo por cômodo, e dentro de cada cômodo, seguindo a ordem de urgência, e separe uma caixa de “itens essenciais” de cada um. Essas caixas — que conterão itens como escovas de dente, sabonete, pijamas, cafeteiras, pratos e talheres, e qualquer outra coisa que você possa precisar nos primeiros dias na sua nova casa — devem ser carregadas no caminhão de mudança por último, descarregadas primeiro e abertas na sua primeira noite lá. Garantir que suas caixas de itens essenciais sejam facilmente acessíveis tornará a adaptação muito mais fácil. (Tenha uma faca ou tesoura à mão para que você possa abri-las.)

4. Faça o que você precisa fazer online antes de se mudar

É fácil se envolver tanto no processo físico de mudar seus pertences de um lugar para outro que você pode acabar se esquecendo do que vem a seguir: morar em um lugar novo. Principalmente se você estiver se mudando para uma cidade nova , terá que cumprir uma série de requisitos para colocar sua nova vida em funcionamento.

Muitas dessas coisas podem ser resolvidas online, então faça sua pesquisa e realize o máximo que puder antes de se mudar. Comece fazendo uma lista de todas as coisas diferentes para lidar em seu endereço atual. Você pode precisar fazer alguns reparos para receber seu depósito de segurança de volta se você for um inquilino . Faça um balanço de suas contas e assinaturas: cancele sua assinatura de academia e quaisquer outras cobranças recorrentes locais, como cartões de transporte público que se renovam automaticamente. Configure um encaminhamento de correspondência para que você receba qualquer correspondência que chegue ao seu antigo lugar. Cancele suas contas de serviços públicos. Entre em contato com seu médico, dentista, optometrista e outros provedores para descobrir se eles podem fazer encaminhamentos para você em sua nova área e forneça cópias de todos os seus registros e documentos importantes. Encaminhe suas receitas para uma nova farmácia.

Agora, concentre-se na sua nova localização. Configure suas contas de serviços públicos e as contas online necessárias para pagá-las, altere as informações da sua carteira de motorista, se necessário, pesquise os prazos para registrar novamente o seu carro e entre em contato com a sua seguradora (espero que sua nova região ofereça tarifas mais baixas). Você pode até começar a procurar médicos, dentistas ou quaisquer outros profissionais locais que precise contratar em curto prazo após a mudança.

5. Fique por dentro das coisas no dia do evento

O último passo é o mais importante: é hora da mudança. Mesmo essa parte ainda se resume a planejamento e orçamento. Jordan Sakala, do laborhutt.com, sugere mudar durante a semana e no meio do mês, quando a demanda é menor, e garantir que você esteja pronto e embalado antes da chegada dos carregadores. Se você não estiver pronto quando eles chegarem, poderá ser cobrado por hora enquanto eles esperam por você ou se prontificam a ajudar a acelerar o processo. Certifique-se de avisar os carregadores sobre móveis pesados ​​ou espaços apertados com antecedência para que eles venham com todas as ferramentas necessárias, pois, se não fizer isso, você pode acabar esperando (e sendo cobrado por isso) enquanto eles correm para buscá-los — ou, pior, ser informado de que eles não podem mover essas coisas.

No dia da mudança, mesmo que você tenha contratado uma equipe de mudança completa e terceirizado praticamente tudo, é uma boa ideia ficar por perto e supervisionar para poder responder a quaisquer perguntas de última hora. Há algumas coisas que os carregadores não tocam , então será sua responsabilidade coordenar o transporte. Obtenha uma lista por escrito do que sua empresa não cuidará com antecedência, mas, em geral, espere que eles cuidem de suas próprias joias, objetos de valor delicados, documentos de identificação, documentos médicos e medicamentos, materiais perigosos, plantas e animais de estimação.

Antes de sair de casa pela última vez, dê uma olhada no local e certifique-se de saber exatamente onde estão as caixas de “essenciais” que você embalou. Depois de conferir tudo, pegue a estrada para sua nova casa — de preferência, sentindo-se animado, em vez de exausto e exausto.