Traçar cenários, antecipar-se às tendências tecnológicas e fazer análises para que as empresas invistam em novos produtos e tomem hoje as melhores decisões estratégicas estão entre as características do trabalho de um futurista, profissão que prospera e ganha destaque na nova economia digital. O próximo CIAB FEBRABAN, que será realizado entre 12 e 14 de junho no Transamerica Expo Center, em São Paulo, trará dois dos mais renomados futuristas da atualidade: a irlandesa Nell Watson e o suíço Gerd Leonhard.

Em seu site, Leonhard, um dos destaques do congresso de TI, no dia 12, defende que os líderes de hoje e suas organizações precisam ter uma compreensão dedicada e apaixonada do futuro, em longo prazo, se quiserem navegar com sucesso pelas ondas exponenciais de mudanças. Em seu último livro intitulado “Technology vs. Humanity” (“Tecnologia vs. Humanidade”, em português), Leonhard debate a preservação de nossa humanidade em um mundo que está rapidamente se assemelhando aos cenários da ficção científica.

Leonhard também é CEO da “The Futures Agency” (em português, “A agência do futuro”), que fica em Zurique, na Suíça, que tem o objetivo de ajudar clientes a descobrir, entender e a criar o futuro que desejam.

Divulgação

Gerd Leonhard: futurista, autor e CEO da Agência do Futuro estará no CIAB em 12 de junho

Engenheira, empreendedora, futurista e uma das mais renomadas palestrantes da atualidade no tema inteligência artificial, a irlandesa Nell Watson estará no CIAB no dia 13 de junho. Watson atua como consultora sênior na The Future Society, uma organização sem fins lucrativos incubada na Universidade de Harvard, que estuda as consequências e desafios da atual onda tecnológica mundial. A futurista também trabalha como consultora em várias startups, aceleradoras e fundos de capital de risco.

Em suas palestras, Watson fala sobre as implicações que a inteligência artificial trará para a humanidade, uma vez ela excede a inteligência humana. “Apesar de duvidar de que um robô possa verdadeiramente substituir as interações humanas, muitas pessoas se beneficiarão por compartilhar uma vida com máquinas, que desempenharão um papel importante para muitos seres humanos.”

Em uma recente entrevista ao site português Observador, a futurista declarou que as inovações tecnológicas já permitem criar nanorobôs que se movimentam na nossa corrente sanguínea e são capazes de destruir células cancerígenas. “No futuro vai ser possível ter um dispositivo tão potente quanto um smartphone dentro do nosso corpo, vivendo dentro de nós e alimentado até pela nossa energia corporal”, afirmou.

Divulgação

Nell Watson estará no CIAB FEBRABAN 2018: futurista se destaca por palestras sobre inteligência artificial

Outro palestrante já confirmado para o CIAB FEBRABAN é Candido Bracher, recentemente nomeado presidente do banco Itaú Unibanco. Nas duas últimas edições do congresso de TI, presidentes dos maiores bancos brasileiros foram os destaques do congresso de tecnologia – em 2017, Sérgio Rial, do Santander, e Paulo Caffarelli, do Banco do Brasil, debateram a transformação digital em suas instituições.

O CIAB FEBRABAN, que neste ano chega à sua 28ª edição, tem como tema central “Inteligência Exponencial, com o objetivo de debater as constantes alterações do comportamento social provocadas pelo desenvolvimento de tecnologias como inteligência artificial, machine learning, blockchain e internet das coisas – e como essas alterações podem rapidamente criar ou destruir negócios. O evento acontece de 14 a 16 de junho, no Transamerica Expo Center.

Fintechs

Startups financeiras com estruturas enxutas e forte apoio de novas tecnologias, as fintechs confirmam seu papel de destaque no CIAB FEBRABAN. Começaram no último dia 22 de janeiro e se encerram em 02 de março as inscrições de fintechs internacionais para participar, pela primeira vez, do Ciab Fintech Day – evento dentro do fórum de TI que visa identificar empresas com potencial para atuação em parcerias com bancos e instituições financeiras.

Neste ano, o Ciab Fintech Day terá a participação de 14 startups: oito brasileiras, três latino-americanas e mais três da América do Norte, Ásia e Europa. Até 16 de fevereiro, as inscrições estiveram abertas para as startups mexicanas. A etapa de seleção para essas empresas ocorrerá em 26 do mesmo mês na Cidade do México.

As inscrições para as fintechs argentinas estarão abertas até 2 de março, e a escolha da representante do país ocorrerá em Buenos Aires, em 12 de março. Startups colombianas que queiram participar do fórum de TI poderão fazer inscrição para o evento até 23 de março. A finalista desse grupo será escolhida em 05 de abril em Bogotá.

As inscrições para as startups brasileiras e dos demais países poderão ser feitas até 2 de março. As finalistas serão escolhidas pelos organizadores do CIAB FEBRABAN. A etapa brasileira também é aberta para inscrições de insurtechs, startups no setor de seguros. “Queremos tornar a competição internacional e também mostrar aos bancos opções interessantes de startups financeiras fora do Brasil”, afirma Marcelo Assumpção, gerente de Relacionamento de Eventos da FEBRABAN.

As fintechs selecionadas para o CIAB FEBRABAN 2018 serão avaliadas por um júri de especialistas de grandes bancos e empresas de tecnologia. As vencedoras terão reuniões com executivos das instituições financeiras para estudar possibilidades de negócios e parcerias.