Maior congresso de tecnologia da informação para o setor financeiro da América Latina, o Ciab FEBRABAN 2017 bateu os recordes de participantes, palestrantes e patrocinadores da história do evento. Mais de 21 mil pessoas circularam pela exposição, realizada entre os dias 6 e 8 de junho, crescimento de 18% em relação ao ano passado. Em uma área de mais de 30 mil m² no Transamerica Expo Center, estiveram 3,74 mil congressistas, entre os quais aproximadamente 120 eram estrangeiros de 38 diferentes países.

O Ciab FEBRABAN deste ano ainda teve apoio de 43 patrocinadores, mais que os 40 da edição de 2016. O conteúdo, diversificado, foi apresentado em um número maior de painéis, que passaram de 60 para 73 neste ano. Além disso, 280 palestrantes debateram as principais soluções e inovações de tecnologia para o setor bancário, 40% a mais que na edição de 2016. Estiveram presentes nomes de peso do segmento, como os presidentes do Banco do Brasil, Paulo Caffarelli; e do Santander, Sergio Rial; e especialistas renomados, como Oscar Salazar, cofundador do Uber, e o youtuber Zach King.

O fórum de tecnologia promoveu, mais uma vez, debates relevantes sobre como as inovações tecnológicas têm transformado os negócios bancários e como poderão facilitar o desenvolvimento de produtos e soluções para novas melhorias na experiência dos clientes bancários. Novas formas de atendimento personalizado e o crescente uso de dados individualizados para criação de produtos e prestação de serviços são duas das principais marcas da transformação digital no setor.

O congresso também dedicou-se a entender a experiência dos consumidores em produtos e serviços digitais desenvolvidos pelos bancos. Além disso, diversos painéis e palestrantes discutiram as metodologias e tecnologias que simplificam as transações bancárias e deixam serviços e soluções mais intuitivos e práticos para o cliente.

Entre os grandes destaques do congresso neste ano, tivemos a realização do 1º Hackaton FEBRABAN, além da continuidade do Fintech Day , que mostram que os bancos continuam investindo muito em tecnologia, estão antenados e acompanham o movimento das startups de TI com um olhar de parceria. Durante o congresso, pudemos presenciar diversas iniciativas e soluções disruptivas que visam facilitar ainda mais a vida do cliente bancário.

Com estruturas enxutas e forte apoio de novas tecnologias, as fintechs estão no centro das atenções do mercado financeiro por oferecerem produtos e serviços personalizados com custos reduzidos. Um relacionamento mútuo entre bancos e fintechs é extremamente benéfico para o consumidor: enquanto as fintechs se beneficiam da base de clientes dos bancos, as instituições financeiras testam e afinam novas tecnologias.

Nossa reportagem de capa explorará o tema e irá revelar como está atualmente o ecossistema das fintechs no Brasil, que em menos de dois anos cresceram 357% em número, no país. Além de fortalecer parcerias, os bancos também criam fundos de investimentos dirigidos a estas startups, para identificar oportunidades e garantir que os clientes das instituições financeiras se beneficiem dos melhores projetos desenvolvidos por elas.

A edição 70 da revista Ciab FEBRABAN também mostrará a cobertura completa do congresso de TI com o debate de assuntos importantes para o setor como banco digital, inteligência artificial, internet das coisas, cloud computing e as novidades do segmento de meios de pagamento.

Prosseguindo com as entrevistas com grandes nomes do setor bancário, nesta edição, temos um bate-papo com Maurício Minas, vice-presidente do Bradesco, que destaca as tecnologias que transformarão a indústria e revolucionarão modelos de negócios do setor bancário.

Desejo a todos uma excelente leitura!