O presidentes do Santander, Sérgio Rial, e do Banco do Brasil, Paulo Rogério Caffarelli, e o prefeito de São Paulo, João Doria, serão os principais palestrantes do CIAB FEBRABAN – Congresso e Exposição de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras, que acontecerá de 6 a 8 de junho, no Transamerica Expo Center, em São Paulo. Os três keynote speakers estão confirmados para o fórum de TI, que neste ano chega à sua 27ª edição, e terá como tema central “Ser Digital”. O objetivo é debater a transformação vivida globalmente pelas instituições financeiras e as necessidades de uma nova geração de clientes que pensa de forma digital.

Logo após a abertura do evento, o prefeito de São Paulo, João Doria, irá proferir a palestra “Cidades Inteligentes”, em que falará sobre experiências tecnológicas em várias cidades que podem oferecer modelos para o Brasil, e ainda sobre o desafio de comandar a maior cidade da América Latina. A palestra do prefeito será moderada por Murilo Portugal, presidente da FEBRABAN.

João Doria, prefeito de São Paulo, irá proferir a palestra “Cidades Inteligentes”, em que falará sobre experiências tecnológicas em várias cidades que podem oferecer modelos para o Brasil

Sérgio Rial e Paulo Caffarelli falarão sobre as iniciativas digitais em dois dos principais bancos do país. Rial, que participará do primeiro dia do evento, revelou em entrevista à revista CIAB FEBRABAN, que o Santander adotará uma estrutura de blockchain interno, que permita reduzir o prazo de transferências internacionais para um período de horas, e não dias, como atualmente. “Temos que acelerar, modernizar e desenhar o futuro do sistema financeiro brasileiro para os próximos cinco anos”, diz ele, que defende maior atuação dos bancos como gestores e provedores de dados (leia a entrevista com Sérgio Rial nesta edição).

Paulo Caffarelli falará, no segundo dia do CIAB FEBRABAN, sobre o projeto de transformação digital da instituição financeira. Em recente entrevista à revista CIAB FEBRABAN, Caffarelli revelou que a Conta Fácil BB, totalmente aberta e movimentada pelo celular, deverá trazer 1,8 milhão de novos clientes para o banco em 2017, o que representa 50% do total de contas abertas anualmente nas agências da instituição. “Nosso app é o quinto mais presente na tela inicial dos brasileiros. Ficamos apenas atrás de redes sociais e à frente dos demais bancos”, afirmou.

Paulo Caffarelli, presidente do Banco do Brasil, é o destaque do segundo dia do 27º CIAB FEBRABAN

Outro palestrante confirmado para o 27º CIAB FEBRABAN é Sajal Mukherjee, líder de Transformação de Bancos da IBM, que participará no painel “Totalmente Digital”, no primeiro dia do congresso. Mukherjee debaterá como ocorre a evolução de bancos “com capacidades digitais” para instituições totalmente habilitadas digitalmente, e também discutirá como o banco pode se tornar uma plataforma para atender um número maior de necessidades do cliente.

O congresso de TI será organizado em três temas, as “trilhas” do evento: Experiência do Cliente, Produtos e Transformação Digital. Outros assuntos que também serão debatidos entre congressistas e especialistas do setor financeiro serão blockchain, moedas virtuais, cloud computing, segurança da informação e meios de pagamento.

Sajal Mukherjee, líder de Transformação de Bancos da IBM, participará do painel “Totalmente Digital”, no primeiro dia do congresso

Fintechs

Na 27ª edição do CIAB FEBRABAN, o debate sobre as fintechs continua e abordará o impacto destas startups no mercado financeiro. Surgidas com a digitalização da indústria e dos serviços e a popularização dos smartphones, as fintechs apostam em inovação para revolucionar os serviços financeiros. Neste ano, os organizadores selecionarão 21 startups para participar de uma competição no Lounge Fintech 2017, que no ano passado contou com nove empresas participantes.

As fintechs selecionadas apresentarão suas soluções para um júri formado por especialistas de grandes bancos e empresas de tecnologias. Três vencedoras se reunirão com executivos das instituições financeiras para estudar possibilidades de negócios e parcerias. Os bancos também poderão indicar fintechs internacionais para a competição. Neste ano, o Lounge Fintech terá área com mais de 500 metros quadrados para acomodar um número maior de expositores e mudará de localização: ficará ao lado do auditório principal do evento de TI.

Congresso de TI terá maratona de programação

Para incentivar a criação de soluções inovadoras no setor financeiro por meio do incentivo do desenvolvimento de startups, o CIAB FEBRABAN realizará neste ano o 1º Hackathon Ciab, uma maratona de 48 horas voltada a programadores, desenvolvedores, empreendedores e pessoas que tenham ideias de soluções disruptivas para o mercado financeiro. O evento será realizado um final de semana antes do Ciab, nos dias 3 e 4 de junho.

Para participar será necessário se inscrever através do site www.hackathonciab.com.br. O grupo de trabalho Hackathon da FEBRABAN selecionará os 100 inscritos com perfis mais adequados aos desafios propostos pela maratona. Os 100 programadores selecionados deverão formar equipes com cinco integrantes cada para desenvolver suas soluções.

Durante o evento, as equipes terão oportunidade de passar por mentorias e treinamentos com renomados profissionais do mercado. Um júri selecionará as três melhores soluções desenvolvidas. As equipes vencedoras poderão apresentar seus trabalhos no Lounge Fintech e durante um painel do Ciab. Além disso, terão garantidas reuniões com líderes de bancos para a apresentação do projeto.

Os participantes deverão desenvolver soluções baseadas em quatro temas: onboarding digital, autenticação e experiência do cliente; segurança digital e detecção de fraudes; interface de inteligência artificial e soluções cognitivas para transações financeiras; e insights financeiros através de big data e analytics. (Adriana Mompean)

Data:

de 6 a 8 de junho

Local:

Transamerica Expo Center, em São Paulo

Tema Central:
  • Ser Digital
Trilhas:
  • Experiência do Cliente
  • Produtos
  • Transformação Digital
Assuntos em debate:
  • Fintechs
  • Blockchain
  • Meios de pagamento
  • Seguros
  • Moedas virtuais
  • Cloud computing
  • Segurança da informação
Keynote speakers confirmados:
  • João Doria
  • Sergio Rial
  • Paulo Rogério Caffarelli
Campeonato entre fintechs
  • Vinte e uma startups serão selecionadas para apresentar suas soluções para um júri formado por especialistas de grandes bancos e empresas de tecnologia
  • Três vencedoras se reunirão com executivos de bancos para estudar possibilidades de negócios e parcerias com as instituições financeiras
  • As mais de 200 fintechs brasileiras serão convidadas para se inscreverem no programa
  • Bancos poderão indicar fintechs internacionais para a competição. Não poderão ser indicadas as fintechs que participaram do CIAB 2016
  • Cada fintech terá 5 minutos para a apresentação de seu trabalho, mais 3 minutos para perguntas e respostas
1º Hackathon Ciab
  • Maratona de 48 horas para o desenvolvimento de soluções tecnológicas para bancos e instituições financeiras que será realizada em 3 e 4 de junho
  • Podem se inscrever programadores, desenvolvedores, empreendedores e pessoas com ideias de soluções disruptivas para o mercado financeiro
  • Para participar será necessário se inscrever pelo site www.hackathonciab.com.br
  • Os 100 programadores selecionados deverão formar equipes com cinco integrantes cada para desenvolver suas soluções; um júri selecionará as três melhores soluções desenvolvidas.